terça-feira, dezembro 18, 2007

Uma safatinho da França

Quando eu era mais pequena
Perguntava a minha mãe
Como é que se nascia
Como é qu' eu nasci também

Minha mãe me respondeu (?)

Quando tu eras pequeninha
Quando eras menor criança
Apareceste nesta casa
num safatinho da França

A propósito de Natal, logo de nascimento, lembrei-me destas quadras que recolhi no meu sítio. São quadras de um antigo tempo, antes do meu tempo, e anteriores também à infância da minha mãe, quando eram as parteiras que traziam as crianças escondidas.
Nesse antigo tempo, era dito às crianças que os bebés vinham num "safatinho da França". Escrevi "safatinho" porque cresci onvindo esta palavra mas quando a ouvia era mesmo assim, sem nenhum "a" no início. Só depois vim a descobrir que a palavra correcta, sinónima de cesto, é "açafate".
Tenho a cantiga anotada assim, toda de seguida, mas separei o verso do meio porque me pareceu que talvez falte qualquer coisa para termos várias quadras, ou talvez seja assim mesmo. Também não sei o som da cantiga, nem sequer sei se isto era uma cantiga ou se eram versos apenas ditos, tipo história. Aguardo contributos para esclarecer o mistério.

Comments:
Olá Lília!
Nunca ouvi os versos.
Mas o que eu desejei ser safatinha de uns noivos?!!!!!!!
Nem imaginas,,, Mas ninguém me escolheu.
Um beijo amiga
 
eu quando era pequena cheguei a dormir num safatinho, não havia as cadeiras que agora há nem os meus pais tinham possibilidade de me comprar uma alcofa...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!