quarta-feira, dezembro 12, 2007

Reles como trevisco

Trevisco é uma planta selvagem que dizem ser venenosa. Nasce no campo, no meio das outras ervas e lembro-me de antigamente as pessoas terem muito cuidado para não a colherem inadvertidamente, quando apanhavam a "comida" destinada aos animais domésticos.
Ora bem.
Foi devido à característica de venenosa que esta planta passou a ser utilizada como metáfora para o povo se referir às pessoas más. Bastava dizer: "Aquilo é um trevisco". E mais explicações não eram necessárias.
Por vezes era utilizada a forma comparativa: "É reles como trevisco."
Hoje em dia já não sei identificar a planta que dizem ser venenosa e também deixei de ouvir a expressão que me habituei a ouvir na infância e adolescência.
A única coisa que não desapareceu, nem está previsto que desapareça, que eu saiba, ( pelo contrário aumenta a olhos vistos ) são as pessoas com a característica dessa planta selvagem que nasce entre as outras ervas e podia matar um animal doméstico, se acontecesse de, indvertidamente, ser colhida no molho da "comida".

Comments:
a minha mãe costumava referir-se ao trovisco que sereia muito azedo. Será a mesma planta?
 
Minha querida.
Por estas paragens existem aos montes. Não tenho medo deles, somente raiva porque infestam tudo.
Bel disse: que sua mãe dizia que eram muito azedos, de certeza está a referir-se a outra planta que chamamos de erva azeda ou erva mijeira que é muito parecida com o trevo e dão umas flores amarelas. O trevisco tem uma seiva leitosa que efectivamente é venenosa e tem um sabor muito amargo. Eu próprio já experimentei as duas espécies. Abraços João
 
O planta a que os madeirenses chamam trevisco é a Euphorbia peplus, que pode ser vista aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Euphorbia_peplus, e que tem fama entre o nosso povo de partir a língua e os dentes às vacas, mas também se cicatrizar feridas.
Não conhecia o dito mas lembro-me bem da minha tia ter todo o cuidado para que nós, as crianças da altura, não a dessem de comer aos coelhos. Parabéns pelo blog.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!