segunda-feira, novembro 19, 2007

Um carro ou um olho-de-boi?

"- Não sei se compre um carro ou um olho-de-boi!"
Não cheguei a conhecer o autor desta frase que ficou na história e ainda hoje é usada no meu sítio. Era um rapaz com problemas de desenvolvimento intelectual, uma dessas figuras de quem a sorte se esquece e que sobrevivem num mundo à-parte, sem autonomia e sem a percepção da realidade que os envolve.
Por ser assim - as pessoas da altura chamavam-lhe "tontinho", de forma natural e sem qualquer desmerecimento ou descriminação, aceitando a diferença - João não trabalhava nem tinha dinheiro.
Mas tendo num belo dia alquidado alguns trocos, terá exclamado, na indecisão do que fazer com o dinheiro: - "Não sei se compre um carro ou um olho-de-boi!"
O rapaz não tinha a noção do valor do dinheiro e sentia um grande fascínio por olhos-de-boi, adorava esses objectos mágicos capazes de, ainda que de forma tão ténue, vencer a escuridão do mundo.
A fase sobreviveu-lhe. É utilizada para ilustrar situações de indecisão, mas bizarras, por ser demasiado óbvio aquele que deve ser o objecto da escolha, quando a questão nem se deveria colocar.

Comments:
OlÁ Lília
Lembrei-me de uma anedota lida há anos. Um marido querendo presentear a esposa, perguntou-lhe se
estimava um ferro eléctrico ou um aspirador.Ao que ela respondeu: para ser franca preferia o automóvel.
Não é a mesma situação mas deixa-nos um sorriso semelhante.
Um obrigada por mais este registo.
MISS
 
Eu cá penso que le "mercou" um olho-de-boi, pelo menos dava ilhétrissidade a pilhas.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!