sábado, novembro 17, 2007

Ponto dado.

Fora um breve instante de distracção, breve muito breve, apenas o tempo de receber as visitas - duas vizinhas - no canto do terreiro e de as encaminhar para a sala de estar. Um breve instante mas suficiente para o homem ter desaparecido. A mulher quer perguntar uma coisa qualquer ao marido e não o encontra.
- "Mas ele estava cavando no poio, mesmo indágora, onde será que se meteu?" Após mais alguns chamamentos e um investigação muito sumária, ficou provado que o homem se ausentara para a venda com um amigo, que entretanto lhe passara à porta. Tinham caminhado, sorrateiramente, sem ninguém dar por isso.
A mulher atormenta-se com a ideia de o marido ter saído de casa sem lhe dizer nada, ofendida como se fosse a primeira vez. Atormenta-se com a ideia de ele ter caminhado para ao pé de gente com a roupa de trabalho, num terriço. Atormenta-se sobretudo com a ideia de lhe chegar tarde a casa e com uma bebedeira pela certa.
Comentam o caso, as três mulheres. Um pouco angustiada, um pouco resignada, a dona da casa exclama. "- Decerto que já estava ponto dado." - "Àme não!" - Concordam as outras duas.
"Estar ponto dado" é as coisas estarem previamente combinadas, haver um acordo, uma intenção específica por detrás de uma acção, ao invés de as coisas acontecerem por mero acaso.

Comments:
Olá Lilia
«Ter ponto dado» a expressão soa-me sempre mal... quando a ouço refere-se sempre a algum encontro furtivo,quando não pecaminoso...
Não sei porquê mas soa-me sempre a infidelidades amorosas certamente por ser empregue por minha mãe com esse sentido.
Um beijo
MISS
 
Cada região tem as suas expressões. A Madeira não é excepção. Que levará as pessoas pensarem que somos todos iguais? Temos todos a mesma forma de estar na vida? Gostei imenso do texto e seu conteúdo fez-me pensar melhor na vida que, é tão curta e que vale a pena vivê-la saudávelmente. João
 
há muito ponto dado por aí, pelo que vemos saír das tascas desta nossa terrinha :)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!