quarta-feira, novembro 14, 2007

Milho cozido com bacalhau assado

Lembro-me às vezes de uma moda que estava muito em voga na minha adolescência. Reparávamos que alguém olhava para nós de forma mais demorada e logo ripostávamos: - "Nunca me viste? Burro me saíste."
A moda estava de tal forma na moda que durante um único dia talvez repetíssemos a expressão dezenas de vezes. E não era necessário que os olhos da outra pessoa se demorassem em nós mais do que alguns segundos.
Na juventude dos meus pais, contaram-me, tinha havido a mesma moda. Mas a resposta é que era diferente. " - Nunca me viste? Não sou milho cozido com bacalhau assado."
A quadra que coloquei no último post é precisamente dessa altura. "Não olhes p'ra mim não olhes /qu'eu não sou milho cozido..."
Eram tempos extremamente difíceis e a alimentação baseava-se no milho cozido, às vezes com peixe para acompanhar, muitas vezes sem nada, às vezes com ameixas ou um bocado de cebola a servir de conduto. Era o comer dos pobres e ainda assim muitos nem isso tinham e andavam pelas casas a pedir. Milho cozido com bacalhau assado era uma rica iguaria para a época, uma iguaria de fazer crescer água na boca. E assim está explicada a expressão mais antiga, substituída pela outra na geração seguinte, numa época em que as pessoas, em geral, viviam já com bem menos necessidades em matéria da alimentação.

Comments:
Esta sim, deveria ter sido a expressão que o rei de Espanha diria ao Hugo Chavez e não "porque ano te callas.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!