quarta-feira, novembro 14, 2007

Moquenca e conenga

Estas duas palavras são mais ou menos sinónimas e aplicam-se na caracterização de pessoas por natureza quietas.
Mas há uma pequena diferença - que eu considero grande - entre elas.
"Moquenca é uma pessoa quieta mas ranhosa, fechada consigo mesma" - explicam-me.
Conenga também é uma pessoa quieta mas, ao contrário da primeira, o sentido não é negativo.
A minha mãe sorri. Lembra-se de que a chamavam "conenga" quando era criança. Era uma espécie de alcunha: "De repente, iam ver onde é que eu estava, e encontravam-me num canto, agachada, toda metida dentro do vestido de chita. Estava ali, enconengada."
Sorrio também. Conenga. Imagino-a dentro do seu vestido de chita, escondida num canto, dentro do seu pequeno mundo, e sorrio. E o meu sorriso é de uma ternura sem tamanho.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!