domingo, novembro 04, 2007

Faz-se uma molhelha....

Antigamente, no tempo em que as coisas eram levadas às costas, mesmo as mais pesadas, fazia-se uma molhelha para facilitar o transporte.
A molhelha é feita a partir de uma saca de pernil enfiada na cabeça. Enrola-se o que sobra da saca à altura dos ombros e aí se assenta a carga. A molhelha é uma espécie de base para colocar o molho, talvez a origem da palavra seja mesmo molho.
Ora bem. Uma das ironias mais engraçadas que ouvi recentemente socorre-se deste antigo costume. Em causa estava fazer uma tarefa bem simples e leve, acho que era desligar o rádio ao algo parecido. Perante a demora e a relutância em cumprir uma coisa tão fácil, eis que surge a expressão: "Faz-se uma molhelha e vai-se lá desligar o rádio." Perante a evidência, a pessoa não tem remédio senão aperceber-se do exagero.
Há pessoas que parecem precisar de molhelhas sempre, porque tornam pesadas as coisas mais leves, complicam o que não é complicado, transformam em difíceis as tarefas mais fáceis. "Faz-se uma molhelha e vai-se lá...." Ter presente a ironia talvez ajude muito boas almas que por este mundo andam.

Comments:
Também é conhecido o termo " maranho " , Canelo, Melro preto "para destinguir o Próprio Melro" Pois é como se nunca tivesse visto um corvo branco. Quando me lembro que nasci nessa terra , meu cérebro abre-se que nem uma romã e, é ai que a nostalgia se apodera de nós. João
 
Ora aqui está uma boa molhelha! E eu que fiz muitas enquanto jovem para "acartar" erva e mato para o gado.
Uma referência à molhelha para um ditado usado na freguesia de Santana que serve para gozar com os da freguesia vizinha, os de São Jorge: " Os de São Jorge quando não podem com a carga dizem que é da molhelha".
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Já cá faltava um ilustre "Bragado" (aka Compadre Jodé) a mandar postas de pescada para São Jorge...
eheheheh
Também conheço uma expressão engraçada "Acartar rocha sem molhelha" isto em tom de castigo com alguem que se porta mal.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!