segunda-feira, novembro 05, 2007

Desbragalhada

"- Estás toda desbragalhada, pequena." Mas a pequena não reconheceu o termo. Depois de explicado, deu aos ombros e não ligou. Afinal estava vestida de forma bem moderna e ao seu gosto. Umas calças de ganga "à pirata", uma T-Shirt encarnada com desenhos pretos, um pouco larga por fora das calças, umas sapatilhas e um casaco de ganga com rasgões aqui e ali.
- "Estás toda desbragalhada, pequena!"
Desbragalhada é mal arranjada, explicou a avó, enquanto a neta se distraía com a paisagem, pouco ralada com o comentário, melhor dizendo com a crítica. Deste pequeno confronto de gostos e de gerações, retive o adjectivo. Debragalhada. Talvez venha da palavra braga, que significa calções largos. Talvez, não sei.
Achei piada ao termo, tal como acho piada a estas diferenças de gosto, às vezes mais subtis, às vezes mais marcadas, entre avós e netas. Lembro-me de ter passado pelo mesmo com a minha avó e das memórias que tantas vezes evocava. memórias do tempo em que era proibido ir à missa "de maga curta", pior ainda se fosse"de manga rolada" ou de cabeça destapada, ou de saia curta.

Comments:
Conheço o termo "esbragalada(o)" que era usado quando andávamos mal arranjados, deve significar o mesmo.
 
eu conheço o termo desbragalado(a)que já nao ouvia há mt tempo..desde o tempo em que a minha mãe o usava...mas nao era bem o facto de estar mal arranjada, mas estar com a roupa largueirona...demasiado aberta na zona dos ombros..era a ideia q me dava qd a ouvia à minha mãe...
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!