quarta-feira, outubro 24, 2007

O baile conforme o toque

"Isso depois vê-se. Conforme o toque, conforme o baile." Com esta expressão popular, ficou adiada uma decisão, porque afinal tudo depende do decorrer dos acontecimentos. Não é possível reagir a algo que ainda não aconteceu.
Está muito bem pensado, sim senhor. A sabedoria popular tem coisas destas, tão óbvias que às vezes as esquecemos. Complicamos tanto aquilo que até podia ser bem simples; fazia-nos bem a todos umas aulas na escola da tradição popular feita deste tipo de saber empirico.
Em vez de decidir por entecipação, de sofrer por antecipação, de tentar adivinhar aquilo que vai acontecer, porque não seguir o velho ensinamento mais velho do que o norte e bailar conforme o toque?
"Isso depois vê-se. Conforme o toque, conforme o baile". Traduzindo: depois decide-se, reage-se de acordo com o que acontecer realmente. Bom-senso. Reagir conforme a situação com que nos deparamos, ora bem. A ver se não me esqueço.

Comments:
http://www.youtube.com/v/0MgfBoYfPNA
 
Quase tudo semelhante ao ditado:
"Faz-se o enterro conforme os bens"
 
A sabedoria popular guarda da experiência e lança-a às novas gerações através de ditos populares e/ou provérbios.
 
Hoje em dia de sabedoria popular está tudo esquecido, Agora as expressões são outras : temos o bué , o tasse bem, o óh meu,o kota,etc etc etc.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!