quinta-feira, outubro 11, 2007

Atentar, condenar e cegar

Recordo com carinho o tempo em que estes três verbos eram sinónimos. Também eu condenei, atentei e ceguei os adultos do meu tempo de menina. Mas quando me lembro, sorrio. Antigamente, as crianças não chateavam os adultos, nem os aborreciam, nem os enervavam, nem lhes tiravam a paciência. O que crianças faziam era atentar, cegar e condenar.
"Não me condenes mais, pequena." "Tu atentas-me muito, eu não atentava minha mãe assim." "Pára de me cegar com essa história." Era assim que as mães ralhavam com os filhos.
Os filhos atentavam as mães. Mas as mães também se atentavam quando os filhos adoeciam, por exemplo, e neste caso atentar tem um significado ligeiramente diferente, de se preocupar.
Condenar era talvez mais utilizado pela minha avó do que pela minha mãe, o que me faz presumir que pertença a uma forma de falar mais antiga, mas não posso jurar. É possível que tenha a ver com o resultado. Afinal, quando uma pessoa se enerva ou irrita muito, pode ter reacções condenáveis.
Quanto a cegar, penso que terá a ver com a ideia de uma pessoa ficar cega de raiva, de não conseguir ver nada à frente num momento de extrema irritação. Este caso continha uma especial ambiguidade: cegar era o mesmo que atentar e tinha sempre uma carga negativa. Mas quando transformado em adjectivo - cegueiro ou cegueira, referindo-se à pessoa que realiza o acto de cegar - passava a implicar uma certa desculpabilização. Era um olhar condescendente e até carinhoso, o olhar da mãe que muitas vezes acaba por achar graça às traquinices dos filhos e quem sabe um certo orgulho disfarçado porque para cegar também é preciso ser inteligente e ter ideias.
"Aquilo é um/uma cegueira!" A minha mãe dizia isto dos filhos e às vezes diz o mesmo dos netos. Eu também já o disse, tanto da minha filha como dos meus sobrinhos. E disse-o com uma espécie de orgulho. Para cegar como deve ser é preciso uma imaginação fértil e um espírito inteligente e atento.

Comments:
ah ah ah.é verdade eles andavam os tres sempre juntos.Quantas vezes dizia a minha Mãe isto....
Estes textos fazem-nos lembrar muito dos tempos de infância.
Sehr Gut!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!