domingo, setembro 02, 2007

Ponta Delgada

Porque este é o fim-de-semana do arraial do Senhor Bom Jesus, na Ponta Delgada, recordo esta quadra, uma das mais conhecidas dos tradicionais brincos madeirenses.

Este ano fui ao Monte
P'ró ano à Ponta Delgada
Só pelo gosto qu'eu tenho
de passar na Encumeada

É verdade. A quadra ficou desactualizada nos últimos tempos. Já é possível ir à Ponta Delgada pelo caminho mais curto e sem passar na Encumeada. Basta usar o túnel entre a Serra de Água e São Vicente.
Mas na segunda-feira, dia do Arraial do Romeiro no Chão dos Louros, muitos passarão na Encumeada, alguns apenas no regresso da Festa, outros também na ida porque há quem tenha o hábito de ir apenas ao Chão dos Louros, ao "enterro do osso" da Festa da Ponta Delgada.
Aposto que esta quadra voltará a surgir num qualquer momento de menos inspiração, na voz do elemento de um qualquer brinco vindo de longe. Algures, no meio do verde dos loureiros e do colorido das gentes e das barracas, com o ar inundado pelo cheiro das espetadas e do bolo do caco acabado de cozer, alguém se lembrará do gosto de passar na Encumeada. Alguém cantará esta quadra, ao som do brinco. Espero.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!