terça-feira, setembro 11, 2007

Emantada

" - O que é que tens, pequena? Andas emantada." Já ouvi esta pergunta muitas vezes e acho-lhe sempre piada. De onde virá o adjectivo emantado/a?
Uma pessoa anda emantada quando está, por exemplo, a chocar uma gripe. Resumindo: uma sensação de apatia, de um certo cansaço dolorido, de um não saber o que se passa mas não ser nada agradável, uma espécie de frio, misturado com algum desânimo e fraqueza.
Normalmente, sentimos necessidade de vestir mais roupa, de nos agasalharmos, e talvez seja por isso que uma das minhas tias dá a emantado/a também esse significado.
Emantado/a é um adjectivo que se refere normalmente a um estado físico que parece anunciar uma doença. Mas pode ser também aplicado a estados de espírito, e talvez tenha passado a sê-lo porque muitas vezes as duas situações se misturem.
A minha recorda, a propósito, uma velha cantiga, que eu não conhecia.

"À porta de meu pai passa
Um frangaínho emantado
Vai-te embora, frangaínho
Que tu andas enganado."

Na cantiga, frangaínho é uma forma de designar um rapaz novo (Não é a primeira vez que ouço chamarem "frangaínho" a um jovem rapaz) e claro que "emantado" neste contexto significa triste, pela esperança ou pela dor de algum amor não correspondido.
Não sei qual é o meu caso. Não sei se é físico, se é espiritual, se é uma mistura dos dois. Sei apenas que estou emantada.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!