sábado, setembro 08, 2007

As cascas dos ovos

Era remédio santo. Toda a gente seguia a velha e sábia recomendação e deitava cascas de ovos às galinhas. Lembro-me de as ver num canto qualquer do galinheiro, ao lado de mão-cheias de milho em grão, couves e restos de comida. As galinhas depenicavam as cascas dos ovos até se fartarem delas. Esse era o princípio.
A ideia desse procedimento antigo era levar as galinhas a se aborrecerem de comer cascas de ovos. Ora, se elas comessem tanto até se aborrecerem de vez, as pessoas podiam estar descansadas: nunca mais na vida lhes passaria sequer pela cabeça tentarem comer os ovos que punham.
Hoje em dia já quase ninguém tem galinheiros como antigamente e por isso esta técnica simples de prevenir que as galinhas comessem os ovos, caiu provavelmente no esquecimento.
Nós também não temos já o velho galinheiro com rede de maia e com poleiros lá dentro, com muitas galinhas e alguns galos. Mas de vez em quando se fala na história das cascas dos ovos. Isso acontece sempre que alguém , por gostar muito de um particular manjar, o come em demasia. Logo surge a voz da experiência a alertar para que tenha cuidado, porque lhe pode acontecer como às galinhas com as cascas dos ovos. Pode enfastiar-se e nunca mais na vida conseguir comer esse alimento.
"- Olha as cascas dos ovos..." e não é preciso dizer mais nada.
Embora com nostalgia desses gestos antigos, com pena do seu desaparecimento, alegra-me que tenham, ao menos, ficado perpetuados sob a forma de dizeres.

Comments:
pensava que esse costume tinha a ver com a necessidade das galinhas ingerirem cálcio. Quando elas começam a comer os ovos, também é costume dar-lhes conchas esmagadas.

Não conhecia a expressão.
 
Concordo plenamente com o comentário anterior .É realmente falta de calcio. Experimentem dar às galinhas placas de esferovite das embalagens e verão o que elas lhes fazem. João
 
meu pai ainda deita as cascas dos ovos às galinhas...
 
elas têm de comer as cascas até intejarem...
e também são boas para enriquecer a terra dos sapatinhos.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!