quarta-feira, agosto 29, 2007

Temperar água com açúcar

No tempo em que a minha mãe era uma menina, se por algum motivo a minha avó tivesse de se ausentar de casa, deixando as crianças sem a supervisão de um adulto, havia uma rebaldaria que era pela certa.
Face ao reduzido leque de possíveis traquinices, porque em casa só havia o essencial, e nada mais do que o essencial, os mais pequenos temperavam água com açúcar para beberem.
As crianças assaltavam a lata do açúcar e deliciavam-se com água açucarada como se se tratasse da melhor guloseima do mundo. Ao doce acrescia o sabor do proibido, tornando a mistura numa bebida única, ainda hoje recordada com uma nostalgia enternecedora.
A minha mãe fala muitas vezes nesse gesto mágico de temperar água com açúcar, mas fá-lo sobretudo quando fala com os irmãos, amigos ou vizinhos da mesma geração. " - Estiveram a temperar água com açúcar?" A pergunta é uma espécie de código, e depois dela vem sempre um desfiar de memórias. A pergunta é feita, sempre, numa situação particular: quando alguém (uma pessoa ou mais) fica sozinho em casa, sem as pessoas que normalmente partilham o mesmo espaço e aproveita para fazer algo fora do comum. " - Não temperaram água com açúcar?"
Os olhos brilham, o riso baila nos lábios da minha mãe e a memória fervilha com as pequenas coisas transformadas em grandes memórias, desse tempo maravilhoso em que ela foi uma menina.

Comments:
Parabens pelo blog.Ãqui vao algumas palavras para a Lilia explorar. A Azouada( da agua a correr ou na cabeça), gavela (de flores ou...)gravetos (pedacinhos pequenos de lenha) a ferruge do fundo da panela, estar enjoando, nao meter o focinho, o xiqueiro do porco, o cisco (lixo)
Por hoje vao estas adepois mando mais. Agostinho Mario Teixeira
 
muito útil o blog.
[aditei ao favoritos do directriz].
 
Este poste tem a ver comigo. Em criança a minha ma~e deu-me um castigo que foi deixar-me em casa sózinha (ela estava na casa de uma vizinha e levou os meus irmaõs), mas atenta, tão atenta que me apanhou na minha travessura de temperar a água com acúcar, e eu ainda tenho presente na memória a sua expressão quando me apanhou a cometer tal delito, que originou outro castigo.
Também me lembro de misturar açúcar com cacau, às escondidas e sufocar qundo tentava comer muito rápido, na iminência de ser apanhada em flagrante!
É por me fazer viajar no tempo que gosto tanto do seu blogue!
Por favor continue, pois com certeza que muita gente o aprecia e valoriza:
 
Interesante o que escreves. Não te lembras de mim, por certo, mas ainda fizemos alguns trabalhos juntos. Continua.

Adicionei o meu blogue. http://portodeintimidade.blogspot.com/
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!