segunda-feira, julho 30, 2007

Milho de Cabo Verde

Não parecia, mas era a tarde da Festa do Senhor, depois da procissão e da missa breve, destinada por tradição às pessoas que fazem o tapete. A banda tocava atrás da bandeira que era levada por todo o recinto, incluindo os cafés, para recolher dinheiro. Havia gente junto ao bazar e dentro do adro da igreja, mas o Largo estava praticamente vazio.
Com a nostalgia de antigamente, quando as pessoas estreavam vestidos novos feitos de propósito para o dia da festa e depois se acotovelavam no largo, enquanto os rapazes e as raparigas percorriam vezes sem conta a estrada à volta da igreja, tropeçando nos restos de flores do tapete e trocando olhares que talvez dessem em namoro, comprei um gelado à minha menina.
Com um simples gelado tentei recuperar um pouco da magia que a festa tinha antigamente. Também nos sentámos numa das bordas de cimento que ladeia o jardim e serve perfeitamente de banco, ao lado de algumas pessoas idosas. Deitei algum dinheiro na bandeira e sorri para uma vizinha que não via há uns tempos, enquanto a miuda se atrapalhava com o gelado que era muito grande e lhe caía pelos dedos e às vezes se escapava para o chão e ameaçava atingir-lhe as calças.
- "Esse gelado rende como milho de Cabo Verde!"
Quis saber a razão do ditado que, espontâneamente, a minha mãe encontrou para ilustrar a cena. Nunca o tinha ouvido. Mas a minha também não sabe qualquer explicação. Sabe apenas que tudo aquilo que rende, "rende como milho de Cabo Verde."

Comments:
Olá, Lília.

Fiquei muito contente de ver o Madeira Nature na lista de links do seu blog. Obrigado! :)

Aproveito para informá-la de que o nosso url mudou. Agora estamos em www ponto madeiranature ponto com.

Obrigado,
Rodrigo Pestana
 
conheço há mt essa expressão e uso-a mtas vezes. Tb nao sei a origem dela...mas uma coisa q dá em mta quantidade, diz-se que rende como milho de cabo verde...muitos parabéns pelo seu blog...visito-o inumeras vezes e delicio-me com essas expressôes, umas quase esquecidas que fazem parte do nosso patrimonio popular! Bem haja pela recolha e pela forma como a reproduz.Dá gosto !!
 
Rende como milho de Cabo Verde.
Esta expressão tem muito a ver com Cabo Verde. Quando se fazem sentir as chuvas o ano é muito propício para a cultura do milho, alimentação base dos caboverdianos em especial a cachupa. Se o tempo for bom, cada pé de milho chega a dar três espigas quase todas do mesmo tamanho. A produção é grande, por isso dizem que rende como milho de cabo verde . Espero ter feito o comentário apropriado.
João
 
Acredito que a expressão tenha origem na escassez do alimento nas Ilhas de Cabo Verde. Quando a chuva não é demasiada e estrada a plantação, há muita seca na região, assim, faz-se multiplicar a comida através do seu preparo, de modo que o pouco milho deve render para que todos possam se alimentar.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!