segunda-feira, junho 04, 2007

Meninos e pão

Na mesma mesa de café, antes de me dizer a quadra do post anterior, a senhora Maria fez-me anotar um ditado que eu não conhecia.
Uma outra senhora, cliente habitual do mesmo café aos domingos, sentou-se na mesa onde estávamos, aproveitando a cadeira que alguém deixara vazia para ir fazer uma qualquer compra ao mini-mercado contíguo.
Tinha no colo uma bebé e a bebé estava muito bem agasalhada, apesar do calor que todos sentíamos. Depois daquele espaço de tempo em que todos ficámos a olhar para a criança e a gabar-lhe a beleza e a expressão e os olhos, e depois de a senhora ter apontado para junto do balcão com a cabeça para mostrar os pais da menina, ela própria comentou que talvez lhe tivessem vestido demasiada roupa. Eu concordei, o casaco cor-de-rosa, fofinho, era adequado para o Inversno, mas excessivo para o Verão.
A senhora Maria pousou a chávena do garoto claro e disse: "Meninos e pão nunca têm Verão." Confessei a minha ignorância em relação àquele ditado e ela então explicou: "Os meninos e o pão deve-se abafar sempre, mesmo que esteja calor. Lá isso cá é verdade!" "- Ah sim? " - "Sim, uma coisa e outra." E já referindo-se mais em concreto às crianças pequenas, usou o diminutivo: "têm de ser sempre abafadinhos, não interessa o calor..."
Espero que no próximo domingo o café volte a estar tão cheio que as pessoas se vejam obrigadas a sentarem-se nas mesas umas das outras. Sei que aprenderei muitas coisas novas/antigas.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!