terça-feira, março 06, 2007

Uma Zarrálha!

É uma palavra já tão pouco usada, que a maioria das pessoas não a conhece. Para mim sempre foi e continua a ser familiar.
" - Vais caminhar de casa com essa roupa?" A surpresa. Depois o conselho da mãe dado com a alma: " - Veste outra coisa que te fique bem, como por exemplo o casaco encarnado...." E a seguir a conclusão: "Tens tanta roupa no vestuário, não caminhes como uma zarrálha."
Uma zarralha é uma mulher mal arranjada. Uma mulher que até pode ter roupa boa, mas veste-a e não lhe dá um jeito, pode ficar um costura mais para o lado, um ombro descaído, e sei lá que mais: pequenos pormenores que todos juntos ressaltam à vista.
A minha mãe sempre sofreu com a possibilidade de as filhas parecerem "zarrálhas" e passava a vida a dar-nos este conselho para nosso bem. Agora voltou-se para a neta.
"Ah pequena, ajeita esse casaco, assim pareces uma zarrálha." E a pequena sem lhe fazer esse gosto, diz que não se importa e que não quer saber. Na irreverência da adolescência responde-lhe que não se importa de ser "zarrálha" e que gosta de andar assim e que a avó nada tem a ver com a roupa dela.
O temperamento forte não cede ao poder da antiga palavra. Mas ao menos já conhece e talvez nunca esqueça o significado de "zarrálha". O vocabulário alarga-se e eu fico contente por integrar estes pequenos tesouros da nossa cultura popular..

Comments:
Com que então «marralha»?
A minha mãe mimava-me com marronca catamôlha inzéstima... e outros adjectivos indecifráveis.
Tantos e ditos de modo tão convincente que eu acabava sempre por trocar de roupa. Então por vezes lá ouvia um elogio «sim,com esse vais veleira». Não sei se tem algo a ver com vela de barco vogando nas ondas.
Até que chegou a neta..feita de barro moderno, a quem nada abala.
«Pouco me importa se a avó não gosta, não percebe nada de moda; nem eu quero que goste, não ando à moda de velhas». Implacáveis estas jovens. E eu fico a pensar se o meu silêncio não uma vingançazinha de tanto me ter calado e vestido a gosto de minha mãe...
 
que engraçado..a minha mãe tb me mimava com esses epítetos..mas pronunciava zaralha com um r brando e é assim q eu costumo pronunciar,embora raramente use..zarralha nunca,mas sim zaralha..estás um zaralha..pareces uma zaralha..agora tenho um filho adolescente..anda mesmo feito um zaralho( existe no masculino?) nunca ouvi...serão só as mulheres q têm necessidade de nao parecer zaralhas?..hum..nao sei...mas voltando ao meu filho, lá anda ele, de jeans rotos, t-shirt largueirona...mas senhor do seu nariz tb...pouco lhe interessa saber a minha opinião...ai estes adolescentes...
 
Que engraçado! Ao tempo que eu não ouvia esta palavra! Já fui chamada zaralha quando era pequena. A minha mãe chamava-me zarallha, no sentido de desajeitada... Era também costume me chamar desprestável, quando eu não fazia bem uma tarefa, por exemplo...
estou longe da Madeira e gosto de visitar o seu blog,pois é uma forma de matar saudades! Bem-haja!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!