quarta-feira, março 14, 2007

Um cramil!

Estava a tentar combinar algo com uma amiga, mas expliquei-lhe que nesses dias seria impossível. Em duas ou três frases enumerei algumas das razões, que eram sobretudo problemas que precisavam ser resolvidos.
"Isso é que é um cramil!" - exclama ela, como resposta aos meus desabafos.
Só tinha ouvido essa expressão uma vez e não há muito tempo, num serão em que a minha mãe e o meu tio José Manuel recordavam pessoas e acontecimentos da infância.
A minha mãe lembrou-se de duas expressões: uma muito usada pela minha avó e a outra muito usada pela senhora Maria José, que vivia em frente, junto à eira. A minha avó dizia: " - Ah Tirano!", sempre que se defrontava com uma pessoa má. E a senhora Maria José dizia: "Isto é que é um cramil!" (Eu percebi "cramilhe", mas é sabido que os madeirense palatalizam o "l" sempre que ele está junto de um "i"), para se referir a um longo rol de cramações. Cramil vem de cramar, que usamos como sinónimo de queixar-se, lamentar-se...
Os filhos da senhora Maria José imitavam o dizer da minha avó e os meus tios imitavam o dizer da senhora Maria José. A minha mãe ria-se, enquanto recordava esse pequeno pormenor dos belos tempos da infância.
"Isso é que é um cramil!" Fico a reflectir na expressão da minha amiga. É bem verdade. É um cramil, mas a vida é assim mesmo.

Comments:
Olá Lilia!
Há muito que não ouvia um cramil..Gostei fez-me sorrir e recordar falas que se vão perdendo.
E as «inzonas» conheces?
E da mesma família ouvi há tempos «inzonices» nem sei como se escreve, mas só pode ser assim, nunca vi escrito...
 
Olá,Lilia
Mas nem tudo é cremil....Preparei um dossier Educação pelo Desenvolvimento, Ambiente, Paz e Não Violência no Bioterra http://bioterra.blogspot.com
que pretendo o mais extenso possível, como que um MANIFESTO comum, alertando os leitores do meu blogue que existem imensas possibilidades para a Paz e Cooperação Ambiental e quantas associações disponiveis a nivel local,regional e global que estão empenhadas neste espírito.
Já agora agradeço a maior divulgação deste dossier e se colegas seus tiverem páginas pessoais e/ou blogues me escrevam para trocarmos os links. Teria muito gosto ainda de enriquecer o dossier com contributos.
Um abraço e Paz a todos os seres viventes
Joao Soares
P.S.Não vi o meu link no teu blogroll....
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!