terça-feira, março 20, 2007

"Parece um Xangai"

Não éramos muitos, mas parecia. Eu, a minha mãe e a minha filha, as três a falar, juntando às nossas vozes o barulho da televisão, fez o meu pai exclamar, mal entrou na sala:
- "Mas que barulheira é esta? Isto parece um Xangai."
Eu já conhecia a expressão, mas nunca me tinha dedicado a tentar perceber a história à volta dela. "- O Xangai era um bairro que havia para os lados de São Gonçalo", explica a minha mãe.
Que interessante! Porque será que aos bairros sociais o povo tem a tendência de dar nomes de países ou cidades? Para além das Malvinas e de Berlim, temos também um Xangai.
Neste último caso, terá a ver com o formigueiro que é a cidade chinesa de Xangai. Muitas pessoas para pouco espaço, as pessoas movimentando-se e falando numa língua que ninguém consegue entender.
Parte-se do geral para o particular, tal como na história de muitas outras expressões que tenho anotado neste blog. Primeiro Xangai, a cidade chinesa. Depois um bairro social em São Gonçalo. E, numa última transformação, reduzindo o espaço e as pessoas envolvidas, um pequeno círculo familiar onde todos falem ao mesmo tempo, gerando confusão.

Comments:
Olá!

Truz,truz! Posso entrar?
Gostei do seu blog. Adoro a Madeira! Vou aqui voltar mais vezes.

Bjs da Morgana

www.viagensdemorgana.blogspot.com
 
"Isto é que é um Brasil!" era o que ouvia dizer, quando havia muita barafunda.
 
Boa Páscoa. Jinhos
 
Na minha zona, Oeste da ilha, para expressar a confusão ou desarrumação ouvia-se e ouve-se "Isto parece um barco!!" ou "Credo, Parece o barco do arrais!!"
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!