segunda-feira, março 19, 2007

Começar o bordado à sexta-feira dá azar

Fiz tal e qual teriam feito a minha avó, as minhas tias e a minha mãe, no tempo em que passavam os dias a bordar ou a fazer tela, há muitos anos.
Sexta-feira, ao final da tarde, propunha-me começar um bordado para a bebé de uma amiga, quando de repente me lembrei do dia em que estávamos. Então não era sexta-feira? Deixei a tarefa para o dia seguinte.
Quando eu era criança e muito antes, quando a minha mãe a a minha avó eram crianças e todas as mulheres da família antes delas também, ninguém se atrevia a começar um novo trabalho numa sexta-feira. Dizia-se que dava azar e toda a gente respeitava a superstição.
Muitas vezes o trabalho tinha pressa - nessa altura vendiam-se imensos bordados e quadros de tela (tapeçarias) para fora e as artesãs não tinham mãos a medir - e era preciso dar a volta ao problema da sexta-feira.
Era fácil: na quinta-feira à noite, as raparigas punham de lado o trabalho que estavam quase a acabar e começavam numa nova peça. Bastava meia dúzia de pontos, nao eram necessários mais e assim já não corriam o risco de alguma coisa não acertar.
Claro que mesmo com esse cuidado às vezes bastava enganarem-se num ponto para o desenho já ficava todo desencontrado. Alguns era possível disfarçar, mas havia casas de bordados tão exigentes, que detectavam logo a tramóia e mandavam para trás, para desmanchar e fazer tudo de novo. Paciência.
Eu já comecei muitos bordados à sexta-feira e também já bordei ao domingo, outro dia em que antigamente ninguém bordava. Na sexta-feira passada, apeteceu-me ter uma desculpa, talvez por estava muito cansada. E todos nós, quando procuramos uma desculpa, seja para o que for, conseguimos encontrá-la sempre.

Comments:
Olá Lilia!
Então a bordar um enxovalinho? Mas não ìniciar à sexta..
Pois, antigamente nada se começava em dias aziagos...Era de mau agoiro para a empreitada.
Minha mãe também assim procedia.
E contava que um conhecido, há muitos anos, foi pedir trabalho numa firma, no Funchal, era uma terça. O dono disse-lhe« sim aceito,mas volta amanhã que hoje é terça não é bom de começar». E assim foi.
Também era de evitar começar namoros e noivados ou casamentos no mês de Agosto. Mês de desgostos.
Nunca me esqueço que o meu primeiro foi em Agosto que começou.
Falhado à nascença como havia de vingar?
Enfim, estes costumes antigos sempre servem nem que seja para descargo de consciência.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!