quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Outros tempos(?)

"Se eu fosse homem nunca queria
Mulher que soubesse ler
Faz cartinhas, manda a outro
Sem o marido saber."

Acabo de descobrir esta quadra num caderno amarelado. Recolhi-a no meu sítio há 20 anos, em 1986.
Uma quadra tão simples e com aspectos tão curiosos. Um deles é sem dúvida o machismo. Outro é o facto de ser dita por uma mulher.
Há vinte anos ainda era assim. Lembro-me muito bem de ter argumentado com um senhora do meu sítio para deixar a filha ir estudar para o Funchal. Ela respondeu-me que nunca na vida, porque ela correria o risco de ficar falada e, ainda por cima, de vir a não casar.
Tinha ela as suas razões. A pequena não estudou, mas casou.
Os tempos mudaram, felizmente. Mas eu garanto que ainda há situações destas. Há muitos homens que preferem ainda mulheres "sem estudos" ou não muito inteligentes e o pior é algumas mulheres apoiarem e outras tantas aceitarem.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!