sexta-feira, janeiro 19, 2007

A previsão do melro preto

Foi um longo dia de trabalho em que, por exemplo, durante horas se tentou chegar à fala com uma climatolologista, que estava difícil de contactar, mas era a pessoa indicada para explicar esta onda de calor, em pleno Inverno. Outra das notícias do dia dava conta de que os responsáveis pela gestão da água, ainda com o ano a começar, já tiveram de recorrer a reservas de água, para corresponder às necessidades.
Estava a chegar a casa dos meus pais, à noite, ainda a entrar na cozinha, que é por onde entro ainda, tal como antigamente, quando ouvi uma conversa do meu pai com o meu tio, que me deixou de boca aberta.
Dizia o meu pai: - "'Inda hoje voltei a ouvir os melros pretos cantarem." Fixei a atenção na conversa e estavam a falar do tempo seco. O meu pai não ouviu as notícias, nem falou com nenhum responsável pela gestão da água, nem com uma qualquer climatologista importante, mas sabe que o tempo vai ser seco durante todo este ano e lamentava-se por causa das colheitas.
O meu pai sabe dessa triste notícia graças ao canto dos melros pretos, que em anos normais não é habitual em Janeiro. Ora, "quando o melro preto canta em Janeiro, o tempo é sequeiro o ano inteiro." O povo não precisa de explicações complicadas e científicas. Basta estar atento aos sons da Natureza, para saber o que está a acontecer ao mundo.

Comments:
Adoro o melro preto e estou sempre atenta ao seu cantar. Um dia, disse à minha mãe que o melro preto já tinha começado a cantar e a minha irmã mais nova ficou admirada e perguntou se ele não cantava o ano inteiro.
Eu sei que ele canta em determinada altura, mas esta de ele cantar em Janeiro e ser sinónimo de seca não sabia.
bjs
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!