terça-feira, janeiro 30, 2007

A Manaia

Não conheci a "Manaia", mas já utilizei a sua alcunha algumas vezes, para tornar mais claro aquilo que queria dizer.
A Manaia usava uma lógica muito própria e as pessoas não conseguiam deixar de achar piada. O resultado foi fixarem vários episódios, pequenas coisas do dia a dia, e depois, quando oportuno, recontam essas histórias, passando-as assim de geração em geração.
Por exemplo, a Manaia era uma rapariguinha e não usava saia (combinação) por debaixo do vestido, como era normal as meninas, raparigas e mulheres usarem. Quanto lhe faziam esse reparo, ela respondia: "Eu tenho 4 saias em casa". Ninguém acreditava, obviamente. Se tinha quatro saias em casa, porque não usava nenhuma?
Outro episódio que ouvi contar tem a ver com graus de parentesco. A Manaia afirmava ser prima de outra rapariga da mesma idade. Quando lhe perguntavam como é que podia ser, a Manaia respondia: "Ela é minha prima sim senhora, porque a minha mãe é madrinha da mãe dela."
É fácil de entender porque é que as pessoas se recordam da Manaia com um sorriso, sempre que se confrontam com algo que não tem lógica, com conversas um pouco sem sentido, estranhas.
Não conheci a Manaia, mas conheço muitas pessoas que se parecem com ela.

Comments:
Olha que eu tambem conheço :)
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!