segunda-feira, janeiro 29, 2007

Aprantar

Há uns dias, ouvi esta expressão na boca de um homem do campo. A pronúncia era tão engraçada que ainda me deixou mais fascinada.
"Aprantar" ainda se utiliza, nalguns locias e entre os agricultores, em vez de "plantar".
Fiquei com tantas saudades da minha pequena horta que não cheguei a ter. E com saudades sem tamanho, imensas, do lindo jardim que tive e cuidei com carinho, que tanto bem me fez à alma, mas que depois me foi retirado.
Adoro "aprantar": escolher a melhor terra, o melhor local, a melhor época do ano para semear ou plantar uma determinada flor. Depois preocupar-me com a quantidade de água que ela precisa, dependendo das estações do ano, retirar folhas velhas, aconchegar a terra, retirar ervas daninhas e falar com as plantas em silêncio, porque essa é a melhor forma de conversar.
Tenho apenas cinco ou seis vasos em casa; olho para eles e imagino o meu jardim, tal como era antigamente. Ou então o jardim que, se Deus quisert, ainda terei. Transformo o pouco em Tudo; eis o segredo para ser feliz.

Comments:
"Aprantar" também pode ser empregue para designar escrever ou registar, por exemplo, no rol as compras feitas na venda.

Há um caso engraçado lá para as bandas de São Vicente que envolve o termo aprantar com este significado. Um dia um pai foi registar a filha no Registo Civil. Quando lhe perguntaram que nome queria colocar à menina, ele respondeu: "Aprante-lhe Ana". E o homem do outro lado do balcão, malicioso, registou a filha do pobre camponês com o nome de "Prantelhana". E esta, hein?
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!