quarta-feira, novembro 15, 2006

Está-lhe tão bem que parece que é seu!

Esta frase é a que usamos no nosso círculo familiar para denunciar um emprétimo. Claro que é cada vez mais raro usá-la porque também é cada vez mais raro emprestar roupa a alguém. Naquele tempo é que era normal. Lembro-me até de contarem que os meus tios não podiam ir todos à mesma missa porque tinham de usar o mesmo casaco, ou o mesmo par de sapatos, que passavam a outro irmão quando se cruzavam, um no regresso a casa, o outro a caminho da missa seguinte.
Uma certa vez, uma vizinha dos meus avós emprestou a um cunhado o casaco do irmão, para ele o levar à missa ao Caniço. Aconteceu que ela estava no adro da igreja quando ele saiu da missa. Ela olhou para ele e, sem se importar com o facto de muitas pessoas estarem a ouvir, exclamou: "Ah cunhado, esse casaco está-lhe tão bem que até parece que é seu!"
As minhas tias e tios e se calhar toda a gente que ouviu, acharam imensa piada e nunca mais se esquerceram daquilo. De tal forma, que passaram a repetir a frase sempre que viam alguém com uma peça emprestada, mesmo quando eram elas próprias que pediam ou emprestavam.
Ontem lembrámo-nos. Mas foi só para nos rirmos. Ninguém usava roupa emprestada.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!