quinta-feira, novembro 16, 2006

Desadormenta-me pé...

A minha menina diz que gosta da sensação de ter os pés dormentes. O quê? Que pena! Assim nunca vai repetir a fórmula mágica que eu e as minhas irmãs usávamos em crianças, para tentar acabar o mais rapidamente possível com aquelas picadas nos pés.
Sentávamo-nos muitas vezes com os pés debaixo de nós e inevitavelmente eles ficavam dormentes. Então, descalçando os sapatos, repetíamos o ritual que nos tinha sido ensinado já não sei por quem, um ritual vindo de antigos tempos, que a minha mãe definia como "uma brutidade", mas que nós levávamos muito a sério.
Era exactamente assim: molhávamos o dedo indicador com cuspo e com ele íamos desenhando uma cruz no peito do pé, primeiro num e depois no outro, repetindo o seguinte: "Desadormenta-me pé/ que eu vou p'ra a ervilha/ vem um bicho/p'ra te comer a grilha."

Comments:
Nunca tinha ouvido falar deste costume, tá expectacular!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!