domingo, outubro 01, 2006

Trambôlho e catamôlho

Ainda ontem ouvi chamarem trambôlho a alguém. Referiam-se a um velhote com mais de oitenta anos, que já tem dificuldades em andar. Ora, se se movimenta mal, arrastando os pés, numa espécie de pequenos tropeções, é um trambôlho.
Quis precisar o significado da palavra e explicaram-me que "um trambôlho é uma pessoa muito gorda, que mal se consegue arrastar." O velhote em causa até não é assim tão gordo, mas está bem.
E catamôlho? Eu tinha a ideia de que a palavra catamôlho estava relacionada também com uma característica física. Procuro rapidamente no meu dicionário mental e a palavra catamôlho surge como definição de uma pessoa baixa e grossa. Não sei se inventei.
A minha mãe fica indecisa quando tento comprar a minha definição com a dela, mas acaba por concordar com a minha. A verdade é que ela dá à palavra "catamôlho" outro significado. Talvez numa versão só dela, trambôlho é a palavra que escolheu para designar "uma pessoa opiniosa, teimosa."

Comments:
Trambolho parece-me ter esta designação dada pela eco_woman. Um tipo que só atrapalha onde a gente esbarra sempre. Catamolho parece-me ser um inchaço causado por uma pancada. Tipo galo na cabeça. Se for de dimensões apreciáveis lembro-me do "mamulhão" na cabeça.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!