domingo, outubro 01, 2006

A primeira fruta


Não se sabe quem foi. Apenas que alguém decidiu roubar as primeiras pêras-melãs amarelas, que estavam lindas, muita grandes e luzidias, segundo a minha mãe, na pereira-melã que ela com tanto carinho plantou em cima do bardo perto do ribeiro. Eram as primeiras dessa árvore e não cheguei a vê-las. Que pena! Será que vão avesar? Como fizeram com os frutos deliciosos, que agora não nos chegam à mão?
A minha mãe não se conforma com o sucedido. Ainda por cima, estava a planear pedir ao meu sobrinho para apanhar essas pêras-melãs, porque é bom ser um rapaz a apanhar a primeira fruta de uma árvore. "É bom ser um rapaz, para a árvore dar muitos frutos. É o que dizem." Ora, essa eu não sabia. Ou então tinha-me esquecido. O que eu sei sobre árvores e frutos é que se deve guardar as flores do espirito santo, as que ficam na bandejinha onde se coloca a oferta em dinheiro aquando da vista pascal, e atirá-las a uma árvore que teime em não dar fruto. No ano seguinte é garantido que se vai encher de frutos, pelo menos é o que dizem porque eu nunca tive a oportunidade de confirmar.
Sei ainda de outro remédio, de eficácia igualmente garantida, de acordo com a sabedoria popular. Na manhã de São João, deve-se carregar de pedras uma árvore que não dê fruto. No ano seguinte, ela ficará "chumbando", carregadinha de fruta.
Lembro-me de ouvir outra coisa: nunca se deve apanhar todos os frutos de uma árvore. Alguns dos frutos devem ficar na árvore, para que ela voltar a dar bastante no ano seguinte. Quando alguém apanha tudo, diz-se que fez "a vindima do diabo". Também já ouvi lamentos quando uma árvore carrega demasiado de frutos. Um número exagerado de frutos é sinal de que no ano seguinte não vai dar nada, ou até que vai secar.

Comments:
Esse fruto chama-se "tamarilo" a pera melão é um fruto dum arbusto rasteiro,muito maior do que esse e que tem um sabor ente o melão e a meloa. Há-os sómente duma cor e que se asemelha a esse fruto. Esse fruto tem um sabor agro doce,enquanto o outro não.também hexiste a espécie amarela. J.S.
 
Uma vizinha, com o marido falecido e filho emigrado, decidiu "enganar" a figueira, vestindo uma camisa do filho para apanhar o 1º fruto" Ah. Ah:
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!