segunda-feira, outubro 30, 2006

Fazer boa farinha

"Aqueles dois juntos não fazem boa farinha". A última vez que ouvi esta expressão foi num dia em que a minha menina e o meu sobrinho passaram uma tarde, juntos, em casa dos avós. No final do dia, a minha mãe sentenciou: "Quando ficam sozinhos, portam-se muito bem. Juntos, não fazem boa farinha."
Baseou-se com certeza no velho ditado "duas pedras ásperas não fazem farinha", facilmente comprovado pela constação da forma de funcionamento dos moinhos, ou azenhas. Ora, é sabido que as pedras do moinho não são iguais. A de baixo é éspera, a de cima é macia. Se fossem as duas ásperas, o resultado não seria bom. Se fossem as duas macias, também não seria. É do equilíbrio da diferença que surge o bom produto.
Assim é também com as pessoas, a julgar pela sabedoria popular. "Duas pedras ásperas não fazem farinha." A tradução da minha mãe: "Duas pessoas brabas que se juntam, não dá bom resultado. Uma tem de ser melhor do que a outra." E duas pessoas que se comparem, ambas, à pedra macia? Talvez uma grande monotonia. Sem bom resultado.
Terá o povo, também neste caso, a sua razão? Dou por mim a pensar.
Onde estará o meu ponto de equilíbrio? Falta-me uma pedra áspera ou uma pedra macia? A única certeza que tenho é de que uma única pedra não é suficiente. De uma única pedra, não resulta. Nem boa farinha, nem má farinha.

Comments:
Não fazem boa farinha porque não são farinha do mesmo saco.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!