sexta-feira, setembro 15, 2006

"Vi correr, corri também"

"Vi correr, corri também". A expressão surge de imediato, para ilustrar uma qualquer situação em que alguém repete o que viu fazer, sem questionar nem as razões nem as consequências, nem nada.
Quando as pessoas se limitam a imitar os outros, a maioria, sem ao menos saberem o que estão a fazer, o povo do meu sítio esboça um sorriso e conta um episódio que não consigo precisar bem no tempo.
A história passou-se com um rapaz lá do sítio, coitado, parece que tinha alguns problemas de desenvolvimento intelectual.
Um certo dia, viram-no a correr desalmadamente e perguntaram-lhe porque o fazia. Ele encolheu os ombros: "Vi correr, corri também!" Não tinha outra explicação.
Assim fazem muitas pessoas, infelizmente. Vêem correr, correm também. Sem pensar, sem questionar, sem ao menos tentarem informar-se. Se virem criticar, criticam. Se virem aplaudir, aplaudem.
O rapaz do meu sítio, que eu não cheguei a conhecer mas que ainda hoje é lembrado por causa desta expressão, ao menos tinha um bom alibi, não tinha culpa de ter nascido assim. Mas não é o caso dos outros, que correm por verem correr. Desses é que eu tenho pena.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!