sexta-feira, setembro 29, 2006

Parece quem 'tá variando

Esta foi uma das expressões que me habituei a ouvir enquanto crescia. Era dita sempre que se nos deparava um qualquer facto inacreditável. Perante um acontecimento que causava espanto, normalmente pela negativa, porque chocante, lá vinha a exlamação: "Parece quem 'tá variando!"
Muitas vezes surpreendo a expressão bailando-me na memória. Se não ganha asas e toma forma é só porque o mais provável seria ter de explicar o que significa. Mas são tantos os factos estranhos, impensáveis, são tantos os que acontecem diariamente que uma pessoa parece que "está variando".
Penso que a expressão "variando" poderá ser uma deturpação linguística de "delirando", pois sempre a associei a esse conjunto de fragmentos, desorganizados e sem sentido, que caracterizam o delírio.
Penso que se pode traduzir "parece quem 'tá variando" como "parece mentira". Mas a primeira expressão tem outra força, sem dúvida. Revela com mais excatidão o espanto perante o que devia ser impossível mas afinal está à frente dos nossos olhos.
"Parece quem 'tá variando". Não consigo dizer mais nada.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!