domingo, setembro 10, 2006

O jogo do açúcar

Cada época se reflecte nos jogos dos mais pequenos e penso que o "Jogo do Açúcar" é prova disso. Era um dos jogos mais apreciados na infância da minha mãe. Uma das raparigas assumia o papel de mãe e, enquanto se preparava para ir à cidade (não era preciso dizer qual porque só havia uma), distribuía pelas filhas diversas tarefas domésticas.
As filhas prometiam realizá-las, mas assim que amãe abalava, assaltavam a caixa do açúcar e comiam-no todo.
Quando a mãe chegava, sentava-se, mostrando imensa fadiga. Dizia: "Ah mê Deus quema ê nã posso. Vocês que me façam uma chícara de café."
Aqui éque começava o problema, pois não havia açúcar para o café. Então, as filhas começavam a inventar desculpas. Inventavam as mais variadas desculpas, para não poderem trazer à mãe uma chávena de café, desde o facto de o açúcar ter formigas, ao de ter um rato morto na caixa do açúcar.
Desconfiada, finalmente a mãe levantava-se a ia confirmar o que tinha acontecido ao açúcar. Quando se apercebia de que as filhas o tinham comido todo, pegava num pau e dava uma malha em cada uma. Agarrava uma a uma e ia batendo com o pau no chão, enquanto elas fingiam gritar.
Ora, no tempo em que todas as crianças brincavam ao jogo do açúcar, este era um bem raro e precioso. Em tempos marcados pela segunda grande guerra, o açúcar era racionado e muito difícil de conseguir. A minha mãe conta que passava no sítio uma mulher a quem baptizaram "a mulher do açúcar" porque ela trazia um pouco de açúcar, que conseguia através de um familiar, para trocar por produtos da terra.

Comments:
Engraçado como as coisas e os tempos mudam,hoje em dia o mais provável era que se inventasse um qualquer "jogo do Chocolate",não sei é se seria do LIDL :)

Beijinhos
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!