quarta-feira, setembro 27, 2006

A ninguém dói o coração, como ao dono do furão

Descobri por acaso este antigo provérbio e, a propósito dele, aproveitando que a minha mãe estava de pachorra, estivémos a escarafunchar memórias ao longo da tarde.
Começámos por reflectir no sentido do provérbio. "A ninguem dói o coração como ao dono do furão." É bem verdade, ora se é. Ninguém sente verdadeiramente as coisas a não ser quando passa por elas. "Mesmo que uma pessoa diga que tem muita pena, nunca é a mesma coisa. Só sabe quando lhe chega." Explicado o sentido do provérbio, passámos para o furão. Eu nunca vi nenhum, mas a minha mãe fartou-se de ver o furão que o Ti Caquilha levava para a caça, dentro de uma caixa de madeira redonda, com uns furos num lado para o furão respirar, e colocada à bandoleira.
Descreve o animal como um bicho feio, muito magro e comprido. Reles também. Era usado pelos caçadores para obrigarem os coelhos a sairem das luras. Na véspera da ida à caça, o furão tinha de ser muito bem alimentado, para não cair na tentação de comer a caça.
Muitas vezes, o furão amuava dentro da toca dos coelhos e teimava em não sair de lá para fora. Os homens ficavam furiosos. Tinham de ficar horas à espera que ele se decidisse e a minha mãe diz que até houve casos em que acabaram por deixá-lo na serra e voltarem no dia seguinte, à procura dele, porque entretanto tinha anoitecido e ele não saía para fora por nada.
Daí a uns instante, damos por nós a falar da utilização da palavra furão em sentido figurado. "Aquilo é um furão!" Esta expressão pode ser utilizada, com toda a propriedade, para classificar pessoas. Refere-se a pessoas muito espertas, no sentido em que conseguem furar tudo, e chegar a qualquer lado, resolver qualquer situação.
Um simples provérbio deu muito pano para mangas.
A ninguém dói o coração como ao dono do furão. Nem mais. Cada um sente as suas dores de forma única. Qualquer dor acaba sendo muito solitária. Porque a ninguém dói o coração com ao dono do furão.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!