segunda-feira, setembro 11, 2006

Falar à política

Uma das histórias que me contaram na infância, narra a aventura de três irmãos que, num belo dia, sairam de casa com o intuito de irem aprender a "falar à política".
Lá foram eles pelo caminho, e ao passar num certo local ouviram a expressão "nós todos três." Começaram a repeti-la, para a fixarem na memória, pois era concerteza bonita, sinónimo de um falar elevado.
Mais à frente, iam a passar noutro lugar, ouviram uns comerciantes estarem a negociar e da conversa fixaram a expressão "um alqueire de sal". Tal como anteriormente começaram a repeti-la, para não a esquecerem.
Continuando a sua aprendizagem, passaram por um sítio onde aprenderam a expressão "justa razão."
"Nós todos três". "Um alqueire de sal". "Justa razão."
Os três irmãos estavam contentes com a sua aprendizagem e desejosos de pôr em prática os novos conhecimentos.
Iam a passar por uma cidade, onde acabara de haver um roubo (ou tinham morto um homem? Nesta parte da história a minha memória confunde-se...) e acabaram presos pelas autoridades, para interrogatório.
A primeira pergunta foi se sabiam quem tinha feito o roubo. Os três irmãos responderam prontamente: "Nós todos três." À segunda pergunta quiseram saber exactamente o que havia sido roubado (ou seria o motivo do assassinato? Amemória atraiçoa-me...). Os três irmãos, respondem de imediato: "Um alqueire de sal". Perante a aparente confissão, a polícia transmite-lhe que vão ser acusados e condenados. Em côro novamente, os três irmãos afirmam: "Justa razão!"
Acaba mal a história dos três irmãos que foram aprender a falar à política. A história parecia-me muito injusta e ficava cheia de pena deles, talvez porque nessa altura, a expressão "falar à política" significasse falar bem, usar palavras caras, não dar erros de português, ter um sotaque da cidade, de quem andara na escola, por oposição ao do povo analfabeto.
Nunca mais ouvi a expressão "falar à política", talvez porque simplesmente perdeu o sentido. Basta ouvir os discursos dos políticos. Hoje os políticos falam mau português, fartam-se dar erros, contradizem-se, são imprecisos e enrolam o discurso de tal forma, que normalmente acabam por nada dizer.

Comments:
Este poste fez-me lembrar duas tias já falecidas. há muitos anos, uma dizia "AH Meu Deus, se uma pessoa tivesse uma "previsão" ainda se entretia um bocado ao Domingo." Responde a outra tia " A mania de falar à política!!!, Quando falares fala direito! A "previsão"!! Quem é que não saber dizer "Tevisão"!!?
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!