segunda-feira, agosto 07, 2006

Quem tem um sinal num braço, casa com um tarraço

"Quem tem um sinal num braço, casa com um tarraço". Eu olhava para os braços à procura de sinais. "E assim pequeninos também?" Ficava a olhar para a minha avó, à espera do que ela dissesse, porque seria certo, com certeza.
Mas ainda antes de ela responder, já estava eu a perguntar o que era um tarraço, afinal: "Um tarraço é um homem bêbado". Eu ficava, triste, a olhar para o sinal minúsculo que tinha na parte de cima do braço direito. "Isso é uma caganitinha de nada", dizia a minha avolita, e eu ficava mais sossegada, embora ainda com receio desse triste destino de ter de aturar um possível tarraço.
A lista continuava: "Quem tem um sinal num joelho, casa com um coelho." Eu esquecia o braço direito e concentrava as atenções no sinal que tenho no joelho esquerdo. Mais claro, redondo e perfeito, como se tivesse sido feito com um compasso minúsculo. "Um coelho, avolita?" A primeira coisa que me vinha à cabeça era um dos bichos que o meu avolito tinha na coelheira junto ao palheirinho. E então a minha avó explicava-me que Coelho também é um sobrenome de gente.
Eu não tinha mais sinais, mas continuava a perguntar à minha avolita o que aconteceria, por exemplo, a quem tivesse um sinal num pé. Resposta imediata: "Quem tem um sinal num pé, casa com um José." E na mão? "Ora, então não se vê logo? Quem tem um sinal na mão, casa com um João." "Quem tem um sinal na perna...." Este não me lembro, mas era um nome estranho que eu perguntava à minha avó que significado tinha, como é que me fui esquecer? "Quem tem um sinal na perna casa com....." Não me lembro.
Avolita, tanta preocupação com os sinais e com aquilo que eles indicavam, foi afinal em vão. Não fiques triste. Sei como davas importância ao casamento, mas não fiques. A vida não é igual para toda a gente, nem pode ser. E também ainda estou aqui, nunca se sabe. Repara, ainda tenho os sinais, que tu me ensinavas a desvendar no tempo em que tudo parecia certo.

Comments:
quem tem um sinal na perna casa com um ganberna
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!