quinta-feira, agosto 10, 2006

Pôr um pau atrás da porta

"Não tarda nada, vais ter de pôr um pau atrás da porta". Ao tempo que não ouvia esta expressão! Olho para a minha filha, a meu lado, e limito-me a sorrir.
À beira da minha adolescência, a minha mãe também se fartou de ouvir isto. Encontrava vizinhos e conhecidos, na missa, na cidade e nas festas e, a dado momento da conversa, lá vinha a exclamação: "Qualquer dia, vais ter de pôr um pau atrás da porta."
Eu ficava intrigada. Depois soube o que queria dizer, porque perguntei, e passei a ficar vermelha sempre que a ouvia, e sabia estarem a referir-se a mim.
Usa-se este dito quando se nota o repentino crescimento de uma rapariga, e se adivinha que, mais tarde ou mais cedo, vai começar a atrair a atenção dos rapazes.
O "pau atrás da porta" serve para afugentar os rapazes que supostamente a iriam pedir a casa dos pais, porque era assim que as coisas aconteciam antigamente.
Muitas vezes, estavam todos em casa, muito sossegados, nas lides normais do serão familiar, quando ouviam bater à porta da cozinha. "Quem será que vem pedir uma das pequenas?", dizia o pai, enquanto se levantada do banco junto à mesa, e mandava as filhas para dentro. Recebia o rapaz e aí ficava a saber quem era, e que filha lhe queria pedir.
Normalmente, ouvia o pedido e mandava o rapaz embora, dando-lha instruções para vir buscar a resposta na semana seguinte. Alguns, mais despachados, chamavam a filha em causa e, sem mais demoras, perguntavam-lhe se queria o rapaz e o assunto ficava resolvido.
Claro que alguns pais nem se davam ao trabalho de discutir o assunto com as filhas, e mandavam logo o pretendente embora com uma resposta negativa. Pode-se dizer, em sentido figurado, que tiravam o pau de trás da porta e com ele dali corriam o rapaz.
Quanto mais bonitas as raparigas, mais os pais se têm de precaver com o "pau atrás da porta", porque é de prever que suscitem muitos pedidos.
"Não tarda nada, tens de pôr um pau atrás da porta". A expressão surge em forma de aviso, ou alerta para uma nova preocupação, que surgirá com o tempo. Limito-me a sorrir. É verdade. A minha filha está crescida e bonita. Mas cada coisa a seu tempo.

Comments:
Olá
por acaso ontem recebi um texto do visconde do porto da cruz que explicava alguns dos credos e costumes da madeira :) e um deles era exactamente esse de por o bordao atras da porta...
podes consultar aqui http://www.nesos.net/fr_imagens_artigo.cfm?cod_artigo=1015

é um pouco diferente do que tu falaste :) mas o que importa é juntar o maximo de informacao :)
beijos
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!