quarta-feira, agosto 30, 2006

O jogo do ferrolho

O jogo do ferrolho era fácil e divertido. Lembro-me de jogar ao ferrolho atrás da casa dos meus avolitos, perto do lugar onde havia uma ameixeira de São João, que dava as primeiras ameixas do ano.
Para começar, uma das crianças pegava num pau e tocando com ele nas costas de outra, dizia assim: "Ferrolho, ferrolho, olhaste para mim, ceguei-te um olho."
Dito isto, atirava para longe o pau, pois o ferrolho tinha de ir buscá-lo antes de desatar a correr atrás do grupo. Quanto mais longe caísse o pau, mas tempo os jogadores tinham para fugir do ferrolho.
Já com o pau, o ferrolho começava a correr atrás do grupo, tentando apanhar uma das crianças. Bastava bater-lhe com o pau, para estar escolhido o novo ferrolho, que repetia toda a brincadeira.
Jogava-se ao ferrolho sobretudo quando estava frio. Jogava-se para aquecer. E ríamos muito, ora no papel de ferrolho, ora no papel de quem tentava escapar-lhe.
Foi a minha mãe quem nos ensinou a jogar ao ferrolho. Ensinou-nos o jogo com vagar, sem deixar escapar nenhum pormenor. Explicou tudo com o vagar de quem tinha saudades. Aproveitou também para se lembrar:"Dava-se muitos trambolhões quando se brincava ao ferrolho."

Comments:
Também é do seu conhecimento o jogo da bilhardeira, ou do pauzinho?
J.S.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!