segunda-feira, agosto 14, 2006

Ir na romáge e na prissão

Ainda hoje ouço dizerem assim: romáge em vez de romagem e prissão em vez de procissão. Sei a forma correcta, mas tradições são tradições e dou por mim perguntando: "Este ano vai na romáge?", ou "Foi muita gente na prissão?"
Este ano, por estar a trabalhar, não fui na romáge do meu sítio, sábado passado, e também não participei na prissão de Nossa Senhora da Paz, ontem à tarde.
Não fui na romáge, mas comprei um cesto de vimes para a minha menina levar. Houve as cantigas do costume, cada sítio por sua vez, à chegada junto ao bazar. Dizem que foi bonito.
À noite, junto ao bazar, a minha menina mostrou-me onde estava o cestinho, à espera de ser rifado. Comprámos uma rifa, para quatro prémios, a saber, um casal de patos, um abóbora, um segredo e uma garrafa de vinho. Por quatro vezes, fixámos a atenção da roda que girava, mas não saiu o nosso número.
Ontem, a minha mãe foi na prissão e disse que estava muita gente. Como é habitual todos os anos, estavam os embarcados, sobretudo do Canadá.
Não fomos na prissão de nossa Senhora da Paz mas hoje, se Deus quiser, vamos na do Senhor. Hoje tem o tapete, e tem o encanto de ser o último dia de arraial. Depois, vamos comprar rifas, para ver se nos saí algum dos produtos levados pelo povo na romáge.

Comments:
Essa das rifas faz-me lembrar as rifas do clube de Santana, em que o 1º e 2º prémios sairam ao presidnete e irmã, respectivamente. Pelo menos essas do bazar, eram autênticas e genuinas e nunca saiam para o Sr. Padre. Já não há rifas como antigamente!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!