quinta-feira, agosto 17, 2006

Alquidar

"Quema será qu'ela alquidou aquilo?" Ouvi esta pergunta no adro da igreja, em tom baixo. Por entre vestidos de seda, sapatos de saltos e o burburinho de um casamento, prestes a sair da porta, uma mulher inclinou-se para outra e lançou a pergunta. Não estavam vestidas para a ocasião e obviamente não eram da família, embora conhecessem a noiva.
"Quema será qu'ela alquidou aquele rapaz?" A interlocutora encolheu os ombros e disse que não sabia como é que ela o tinha alquidado. "Terá sido no trabalho?" Talvez. O Certo é que alquidou. Os comentários continuaram: "Ele não é bonito, mas é muito engraçado. Tem ar de ser bom rapaz." A outra concordou: "Lá isso é verdade. Tem jeitos de ser boa pessoa, hoje em dia é difícil encontrar." A primeira continuou: "Depois de tanta coisa que ela passou, sempre alquidou alguém de jeito!" E a segunda: "Já viu quema ela tá contente?"
Os noivos sairam, entretanto, e apanharam como habitual banho de flores misturadas com arroz. Reparei no rapaz que a rapariga tinha alquidado e dei por mim a concordar com a primeira mulher. Tinha cara de boa pessoa. Depois olhei para a noiva e fui obrigada concordar com a segunda mulher: aquela noiva estava realmente contente com aquilo que tinha conseguido alquidar.
Os noivos foram à sua vida, seguidos pelos convidados. As mulheres da conversa também foram à sua vida, bem como os outros fiéis que tinham ido à missa. Eu também fui à minha vida. Fui embora, absorta nessa palavra dita tantas vezes numa conversa tão curta: alquidar.
Alquidar significa conseguir. Fui embora devagar, pensando em tudo aquilo que nunca fui capaz de alquidar, nem amores, nem amizades, nem...tantas coisas mais. O que alquidei em demasia, em desusada demasia, foram sonhos. Sonhos apenas.

Comments:
Acredita no amor sempre :)
 
Quem espera sempre alquida (alcança) nem que seja uns conta-pés da pança! Esta noiva alquidou, mas nem sabe a bisca que leva ´p'ra porta!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!