terça-feira, junho 06, 2006

Uma bebedeira de ajuste!

" - Aquela cá foi de ajuste!" Dois homens recordavam uma bebedeira tomada em parceria alguns dias antes. " - Lá aquela foi de ajuste, sim senhor. Um quarto de hora e pronto!"
Falavam da bebedeira como se falassem de um feito do qual se pudessem orgulhar. Enquanto as mulheres resmungavam, continuaram recordando a dita "bebedeira de ajuste".
Caminharam os dois num dia à tardinha, entraram no café, e enquanto do diabo esfregava um olho, ficaram os dois bêbados. Nada a que não estivessem habituados, nem eles, nem as mulheres, que aproveitavam para se lamentarem da sua sorte.
Não perguntei quantos copos de vinho seco teriam tomado junto ao balcão, não era nada comigo. Não podia era deixar passar a oportunidade sem me explicarem a expressão que acabavam de utilizar. "De ajuste é que foi muito rápido." Pois, sim senhor. "Quando se dá uma obra para fazer de ajuste, é muito mais depressa, o empreiteiro despachasse depressa, para ganhar mais dinheiro."
Estava explicado e bem. "De ajuste cá é sempre de seguida, é num instante!"
Fiquei satisfeita com a explicação, fosse tudo tão facilmente explicável. "De ajuste" pode ser aplicado a qualquer coisa, desde que seja rápida, como a tal bebedeira. Não faz o meu género. Sempre defendi que tudo precisa de tempo. Na medida certa está o segredo de tudo.

Comments:
É a primeira vez que me dão a conhecer essa expressão.Curioso o facto de na "linguagem madeirense" se utilizarem tantas expressões para dizerem uma só coisa.
Beijinho
 
A mesma situação, mas com outra expressão "Aquela bedeira d'ontem cá foi d'empreitada", esta já utilizei.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!