domingo, junho 11, 2006

O santo e a esmola

"Eles querem o santo e a esmola". Com esta simples frase, a Maria disse o que pensa sobre o preço que puseram na casa.
O santo e a esmola? Fiquei a olhar para ela, concentranda na expressão que não me lembrava de ter ouvido, à espera que ela desse alguma explicação que continuasse a distrair-me do principal.
"Sim, o santo e a esmola." E sem abrandar o ritmo do que então estava a fazer, continuou: "Diz-se isto quando alguém quer tudo. Se puseram aquele preço é porque querem tudo, o dinheiro e a casa."
A conversa ficou por ali e eu, com vagar, procurei um papel e uma caneta e anotei a expressão para não me esquecer de a colocar neste blog. O pensamento ficou distraído por um momento. Mas depois... Não me esforcei mais e deixei que a saudade me invadisse. E que a tristeza se misturasse com ela.
Fui feliz naquela "casa velha". Esqueço os buracos do soalho, o bolor das parede, a humidade que molhava a roupa dentro de casa, esqueço isso tudo e revejo, na memória, o meu jardim enorme e sempre bonito, sempre com tantas flores, tantas, e os pássaros chilreando no loureiro da frente da cozinha e a água cantando pela levada abaixo e o vento bailando nos pinheiros e os reflexos da lua derramando-se por entre a folhagem das pereiras.

Comments:
Na minha terra costuma-se dizer "quando a esmola e muita o santo desconfia", traduzindo quer dizer k quando alguem se poe muita amiga alguma coisa quer, ou se alguem oferece uma mao alguma coisa quer em troca.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!