segunda-feira, junho 12, 2006

Andar manente

"Ele anda manente, manente!" A expressão foi acompanhada com um leve suspiro e um breve encolher de ombros de quem nada pode fazer para alterar a situação. E foi dita em voz ligeiramente mais baixa, para não preocupar ainda mais a pessoa que, no dia anterior, recebera uma má notícia: probemas de negócios, cuja resolução não depende dela.
Andar manente é andar preocupado, pensativo, triste. Já ouvi a expressão como referência ao estado em que ficam a pessoas com problemas amorosos, com problemas de saúde na família, com problemas no trabalho, com problemas de dinheiro.
Actualmente, serão em maior número os portugueses que andam manentes do que os que não andam. Vivemos envoltos numa onda geral de pessimismo, agravada todos os dias, ao ritmo dos anúncios de novas medidas governamentais. São os professores que não querem ser avaliados pelos pais dos alunos, são as mães que não podem ter os filhos perto de casa, são os futuros reformados que não sabem que refroma vão receber, enfim...
Eu tento resistir. Vou remando contra a maré, como tanto gosto de fazer. Todos os dias procuro a beleza escondida nas coisas pequenas. Às seis da manhã, a caminho do trabalho quando a maioria ainda dormia, em vez de resmungar para dentro, alegrei-me com os reflexos da lua cheia no mar e comecei o dia feliz.
Estar manente faz parte de viver. Por vezes é preciso. Mas eu agora não quero, obrigada.

Comments:
Se é de ficar manente com as noticias que nos chegam todos os dias!!...
Há dias a coisa mais bonita que me fez sorrir foi encontrar um ninho numa pitangueira, pequenino com dois biquitos lá dentro empenadinhos já.E baixinho, bom de ver...
...«Mas, não o tiro nem o ensino, quero ser um bom menino e depois ter um amigo que faço o pino a voar»M. Torga
 
Vivi na Madeira duarante 5 anos, recordo-me, foi em 2002, e eu estava em S. Vicente, de um livro, Contos de Embarcar, vencedor do Prémio Horácio Bento de Gouveia. Foi com grande surpresa e agrado que hoje, casualmente aqui vim parar. Cá voltarei.:)
 
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!