sábado, maio 20, 2006

Um rato de cinco unhas

"Aquilo é um rato de cinco unhas". Os ratos são conhecidos por serem ladrões, não é verdade?? Pois então, um rato de cinco unhas é uma pessoa que rouba. Achei imensa piada a esta expressão, que ouvi pela primeira vez há muito pouco tempo. A minha mãe estava a recordar uma das minhas bisavós, mãe da minha avó materna, e disse esta expressão imitando os jeitos e até a voz da "avozinha", como carinhosamente lhe chamavam.
A "avozinha" chamava "rato de cinco unhas" a uma mulher da família que às vezes ia a casa dela ajudar nas voltas em troca de alguma ajuda, porque era necessitada.
Sorrateiramente, ia levando algumas coisas, que escondia num buraco quando ia à fonte, para depois levar quando fosse embora de vez, ao fim do dia.
Um dia, por alum acaso que não se sabe qual foi, ela teve de ir embora sem as coisas que ao longo do dia tinha juntado nessa pequena gruta junto da ponte. Mais tarde vieram a descobri-las aí escondidas e deram razão à minha bisavó de quem a inha mãe deve ter herdado um incrível faro para detectar as verdadeiras características das pessoas, só de olhar para elas.
Essa característica, infelizmente, eu não herdei. Gostaria de ter aquela espécie de visão raio-x, como gostaria. Olhar para uma pessoa e saber de imediato e com exactidão se é sonsa ou mentirosa, se é leal ou se, pelo contrário, não merece qualquer tipo de confiança.
Talvez não adiantasse muito, talvez fosse atá mais angustiante. Mas ao menos uma pessoa surpreendia-se menos qse porventura viessem a descobrir objectos roubados da sua própria casa numa pequena furna perto da fonte.

Comments:
Olá Lília.
Cheguei a este blog através da minha sobrinha.
Confesso que me vai dar imenso jeito ler os seus posts,dado o facto de não conhecer as vossas expressões e de por vezes não entender o que a minha sobrinha diz (acho que ela faz de propósito).
Passarei por cá mais vezes.
Tudo de bom.Um beijo
 
best regards, nice info » » »
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!