sábado, maio 06, 2006

Saltar à laja

Um rapaz e uma rapariga do meu sítio andavam para casar. Era tempo de guerra - a segunda grande - e o rapaz foi colocado na Tabua, juntamente com alguns colegas de tropa.
A rapariga escrevia ou pedia a quem soubesse que escrevesse cartas ao seu rapaz. Ora, em vésperas de um qualquer Primeiro de Maio não sei de que ano, a rapariga lembrou-se de perguntar ao rapaz se ele não teria licença para "vir saltar à laja".
Não se acabou o casamento, que os conheci casados por muitos e longos anos, mas aquilo caiu muito mal ao rapaz, que andou uns tempos a matutar na conversa da rapariga, embora sem qualquer motivo para desconfiar dela.
Coitada. A rapariga, na sua inocência, não fazia ideia do que significava a expressão "saltar à laja". Limitou-se a repetir o que ouvia dizer desde criança a propósito do Primeiro de Maio.
Em pequena também nunca percebi o que queria dizer a expressão. Depois entendi que tinha algo a ver com cornos, um acessório que, alguns na brincadeira, outros até bem a propósito, alguns homens exibiam nos passeios do Primeiro de Maio.
No Primeiro de Maio deste ano, suscito a conversa após o almoço e a minha mãe tenta explicar-me, à maneira dela, a origem da expressão "saltar à laja". Digo laja - e não laje - porque é assim que ouço dizer no meu sítio.
"Nesta altura há muitos cabritos novos, porque as cabras foram a passeio em Novembro. E sabe-se que os cabritos, se andarem na serra, saltam tudo. Saltam por cima daquelas pedras todas. Não há na serra umas pedras muito grandes e lajas? Então eles começaram a dizer que os homens com cornos, como os cabritos, saltam à laja nesta altura."
Completa a explicação com uma ressalva: "Isto é o que eu penso. Não é que ninguém me dissesse. Mas tem lógica, não tem?"
O raciocínio tem lógica, sim senhora. O que não tem lógica é eu sempre ter ouvido dizer de alguns homens que têm razões para "saltar à laja", mas nunca ter ouvido dizer o mesmo das mulheres. Talvez até haja uma razão. As maioria das mulheres, se tivesse de "saltar à laja" teria de o fazer mais amiúde e sem um dia específico perder-se-ia todo o sentido do ritual.

Comments:
Olá!!

Por aqui passei para deixar um beijinho e para dizer que este blog continua a ser interessantissimo!! :)
 
Tenho passado por cá e tenho gostado...
Achei curioso este último post porque já me tinha interrogago sobre o significado dessa expressão "saltar a laje". Ainda há poucos dias a ouvi mas nunca cheguei a perceber o seu sentido.
 
Mas para saltar à laja, tem que dar o nome no dia 25 de Abril que é o dia dos chibarros...e há muitos anos aqui em Câmara de Lobos, anda um senhor vestido de mulher com um cornos na cabeça, um livro enorme e uma caneta e passava por todas as lojas e tascas para os homens darem os nomes...era muito engraçado
 
Achei interessante o texto, pena é não explicar verdadeiramente o significado da expressão.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!