segunda-feira, maio 08, 2006

Como o padre do Caniçal

"O padre do Caniçal só sabe ler no seu missal". Só há muito pouco tempo ouvi e registei este dito popular.
Foi no dia da última audição do Conservatório, em que a minha princesa tocou muito bem, quer a peça de violino, quer as duas de piano que lhe estavam destinadas.
Em casa, quando tentava praticar, raramente lhe saíam bem. Ali, mesmo com tanto público a assistir, e com o barulho de fundo das crianças mais pequenas, e apesar dos nervos, não se enganou uma única vez.
No regresso, explicou: "Nas aulas, quando está a minha professora, também nunca me engano. Só não toquei bem uma vez, o ano passado, quando tive de tocar acompanhada de outra professora."
A minha mãe, exclamou: "O Padre do Caniçal só sabe ler no seu missal."
E eu, de imediato a querer saber que história era essa, e que padre era esse, e porque é que alguém se tinha lembrado de criar aquele ditado, para ilustrar o poder do hábito. Mas a minha mãe não sabia responder a nada disso. Só sabia desse ditado, mais velho do que o norte tal como quase todos os outros.
Talvez não se baseie em nenhum caso passado com um qualquer padre do Caniçal, mas apenas tenha calhado assim por rimar tão bem.
A verdade é que somos todos um pouco assim, como esse padre do Caniçal, que só sabe ler no seu missal. Fora do nosso ambiente, longe das nossas coisas, afastados dos nossos hábitos, somos outros, sem dúvida.

Comments:
Gostei "enorme" deste comentário ao texto do padre do Caniçal, parece que a pessoa que o escreveu também só sabe ler no seu missal! Deve ter feito confusão com o blog que leu e já não sabia onde estava, resolveu pôr aqui este comentário tão lindo e esclarecedor, parece que resolve os nossos problemas em 2 semanas e é 100% verdade, que giro!
 
Nunca tinha ouvido essa do padre do Caniçal, e sou do Caniçal.Parabéns pelo Blog.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!