sábado, maio 20, 2006

Andar debaixo do chão

"Mas eles não andam debaixo do chão!" A expressão saiu-me sem aviso, sem eu pensar nela, sem a ter procurado. Uma amiga estava desgostosa por ter encontrado um casal que lhe trazia más mamórias e, ao lamentar-se, dei-lhe esta resposta: "E achas que eles vão andar debaixo do chão?"
A minha mãe usa estra expressão vezes sem conta e eu interiorizei-a sem dar por isso.
Depois lembrei-me de comentá-la com a minha filha e ela não percebia o que queria dizer. Não entendia em que situações podeia ser usada: "Mas, mãe, ninguém anda debaixo do chão." Por isso mesmo. Porque ninguém anda debaixo do chão, é que é normal, mais tarde ou mais cedo, nos cruzarmos com as pessoas. Percebeste??
"Sim, mas...." Às vezes não queremos ser vistos por algumas pessoas. Por vários motivos. E às vezes não queremos ver outras pessoas. Porque nos irritam, porque nos trazem más recordações, por várias razões. Quando expressamos esse desejo, de não nos cruzamos com alguém, é normal que a reacção de quem nos ouve seja esta: "Mas tu não andas debaixo do chão." Ou então: "E achas que ele/a vai andar debaixo do chão?"
Às vezes comentamos, com algum espanto, uma qualquer situação que tenhamos presenciado, envolvendo pessoas conhecidas e ao relatarmos o acontecimento, também vem a propósito que nos digam: "Eles não andam debaixo do chão". Até podemos ser nós a usar a expressão, em jeito de conclusão da narrativa.
Eu também não ando debaixo do chão, ninguém anda. Mas às vezes era o que apetecia.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!