quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Sonho americano: o porco e o chouriço

Estava a tratar de papeis numa câmara municipal, numa daquelas via-sacras que parecem não ter fim e dão cabo dos nervos de qualquer mortal. Preencheram-me uma guia de pagamento e mandaram-me pagá-la a outra secção. Quando perguntei pelo papel, a funcionária respondeu que não era preciso. Uma vez que tinha sido feito no computador, à funcionária da tesouraria bastava consultar a máquina para me cobrar a verba exacta. Ora, a primeira funcionária explicou tudo isto usando a seguinte imagem: "Isto aqui é como na América: mete-se o porco e já sai o chouriço."
Reconheci a expressão de outras ocasiões, situadas algures no tempo a que se convencionou chamar de passado, embora tantas vezes seja mais presente do que o próprio tempo que vivemos na hora. Ficámos frente a frente, como velhas conhecidas, mas um pouco embaraçadas pela longa ausência. Deu-me vontade de rir e fiquei até mais descontraída; foi com outro ar que me dirigi ao local onde devia sair "o chouriço".
Quando eu era criança em tamanho, ouvia falar da América como o local do progresso, o local onde as mais incríveis inovações aconteciam....uma espécie de paraíso do avanço tecnológico onde, por exemplo, se metia o porço num lado, e o chourico já saía no outro.
Saí da repartição sorrindo, distraída com a expressão que bailava à minha frente. Entretive-me sobretudo com dois pensamentos: um deles, a ironia da história do porco e do chouriço contada num local onde tanto se desespera por um simples papel, e depois por outro e mais outro ainda, entre requerimentos e pareceres e sei eu lá que mais. Outro, a contradição de um avanço com tantas décadas de fama, num país onde continuam a se registar interessantes casos de retrocessos civilizacionais. Um país que se sente dono do mundo, um país que financia guerras, um país que pratica a pena de morte.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!