segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Os bisalhos e a lua

O tom era de desolação: "Só escaparam dois!" Escaparam dois bisalhos porque ela decidira intervir e ajudou a partir a casca do ovo, para os tirar cá para fora. Se assim não fosse, teriam azougado todos dentro do ovo. E tudo por culpa da lua. "Nã vê, c'a lua fraca cá é mesmo assim."
Eu meti-me na conversa, para tentar que ela continuasse. Estava a adorar ouvir falar nesses rituais que julgava completamente extintos.
"Mas o que é que a lua tem a ver com os bisalhos, afinal?" Três mulheres viraram-se para mim, um pouco incrédulas por eu não saber essas coisas tão óbvias da vida, e explicaram que a lua mexe com os animais todos. Os ovos tinham sido deitados no tempo certo e tudo correra bem, mas na altura de nascerem tiveram o azar da lua "estar fraca".
A primeira mulher continuou a lamentar a perda dos pobres bisalhos:"Estepilha, esta eu cá nã me esperava." E a segunda lembrou que a "lua fraca" também não presta para plantar: "Mê pai nunca plantava nada se a lua 'tivesse diminuindo. Isso cá então não. Ele preferia esperar, mesmo que depois ficasse com pouco tempo p'ra fazer tudo o que tinha a fazer." A terceira acrescentou que o tempo para os partos das vacas, bem como das mulheres, é contado pelas luas.
Eu quis dizer qualquer coisa para mostrar que também possuía ainda algum desses conhecimentos herdados do passado e lembrei-me de uma sentença que sempre ouvi: "Não se deve cortar o cabelo quando a lua está diminuindo. Corta-se quando ela está nova ou quarto crescente, para vir mais forte."
O grupo dispersou-se. Mas ainda ouvi, ao longe, a primeira senhora falar dos bisalhos que não tiveram força para se desvencilharem da casca do ovo porque a lua estava fraca. Pobrezinhos dos bisalhos. Ou teriam sido palheirinhos? Algures pelo meio da conversa, tenho a certeza de ter ouvido falar em palheirinhos.

Comments:
adorei o linguajar ilhéu que já me tinha esquecido. Lembro-me de algumas vezes a minha mãe ajudar os pinecos a nascer, quebrando a casca do ovo.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!