domingo, janeiro 15, 2006

Varrer o almário

Este ano não andei a "varrer armários" na noite de Santo Amaro, como no ano passado. Não andei de casa em casa, em grupo, de avental e vassouras, cantando para nos abrirem a porta e depois provando as delícias da Festa. Mas ontem em casa dos meus pais, havia ainda broas de côco e de mel e Tin-Ta-Ton que ficou do outro Natal e eu podia ter varriado o "almário".
Devia ter-me lembrado que a Festa vai até ao Santo Amaro e que ninguém no seu perfeito juízo deve pensar em fazer dieta antes desta data. Não provei, mas lembrei-me. E também me lembrei da palavra "almário", que ainda ouço amiúde, sobretudo das pessoas mais idosas. A tentação é corrigir para armário. Mas no dicionário da Língua portuguesa aparecem as duas palavras como sendo sinónimas. Este é um erro que cometemos muitas vezes. Tentamos corrigir algo que pensamos estar errado e acabamos por ajudar a eliminar do quotidiano algumas palavras que até estão correctas. No próximo ano, espero "varrer almários", sem qualquer restrição.

Comments:
Na casa das minhas avós só existiam almários, e na minha casa acho que depois de andarmos na escola passaram a haver armários em vez de almários. O fim da festa cá na Camacha sempre foi no dia de Santo Antão e não em Santo Amaro como no resto do concelho, mas o varrer dos armários esse sempre existiu.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!