quinta-feira, janeiro 19, 2006

Um sarrame!

"Houve um sarrame do diabo!" Ia a passar numa das ruas do centro do Caniço, perto da Igreja, quando ouvi esta frase perdida no ar, e apeteceu-me agarrá-la para a registar. Nem sequer vi a cara do homem que a dizia, dirigindo-se a outro. Um sarrame! Ao tempo que não ouvi esta expressão, embora não faltem por aí sarrames. Cada vez há mais sarrames! Basta ver os noticiários das televisões, para ter um banho de sarrames de toda a ordem.
Lembro-me de a minha mãe dizer, quando em ocasiões excepcionais havia mais pessoas em casa, e uma de nós ia para junto dela, enquanto lidava na cozinha: "Não venhas para aqui fazer sarrame!" Isso foi há muito tempo, agora somos poucos, cada vez menos.
Um sarrame é uma confusão. Acho muito bem que se mantenha a palavra tradicional. Mas não que se mantenham os muitos sarrames que por aí vão existindo. Gosto mais do sentido que a minha mãe dava a sarrame: muitos adultos numa casa, tios e tias vindos de outros locais, avós agarrados às suas memórias, muita gente na cozinha, ajudando a preparar uma refeição. Crianças correndo, brincando à apilhagem e aos escondidos, e agarrando-se às pernas das mulheres que lidam na cozinha: "Vão brincar para a rua, não venham para aqui fazer sarrame."

Comments:
que engraçado ,lembro-me dessa expressão ,mas com outra pequena diferença-pronunciava-se sarrume..
E outro dia ,ao ter dado um passeio pelo campo,ouvi uma expressão ,quase esquecida-gavela!!
vou dar-lhe uma gavelinha disto...
Achei graça e lembrei os velhos tempos.
Gosto mt do teu blog..com ele faço uma viagem no tempo..
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!